domingo, 5 de fevereiro de 2017

Curso Livre – O Cristianismo em Construção: Culto e Arquitetura


Museu de Arte Sacra promove um Curso Livre sobre o tema "O Cristianismo em Construção: Culto e Arquitetura", com o Prof. Dr. Jack Brandão.
O objetivo do curso é apresentar a relação existente entre culto e arquitetura no seio do Cristianismo e, de modo especial, como essa relação se estabeleceu ao longo dos séculos. Na Judeia romana, por exemplo, os encontros de Jesus com seus discípulos se davam ao ar livre, em locais públicos, ou em reuniões de caráter privado nas residências de amigos ou simpatizantes. No entanto, após sua partida e com os ensinamentos do Mestre considerados heréticos, a comunidade de seus seguidores passa a sofrer perseguição: primeiro pelas autoridades religiosas judaicas, depois pelas autoridades civis e militares romanas. Assim, para conservar a tradição evangélica e para proteger-se de seus opositores, a Igreja precisou encontrar seu próprio caminho: não apenas criando sua própria teologia, como também constituindo seu próprio local de culto. Pretende-se, portanto, demonstrar como isso deu, ou seja, como o Cristianismo, de seita clandestina e perseguida, tornou-se a religião oficial do mesmo Império que quis destruí-lo; e, para isso, tem-se como ponto de partida e de chegada a grandiosidade de sua arquitetura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apresentar não só as origens da arquitetura cultual cristã, suas particularidades e emprego, como também seu desenvolvimento ao longo dos séculos; 
  • Contextualizar a relação fieis-arquitetura-culto;
  • Demonstrar a relação entre os poderes temporal e espiritual expressado por sua arquitetura;
  • Demonstrar as diferenças entre os vários modelos de templos e sua influência no culto divino;
  • Relacionar o papel desempenhado pela arquitetura, inserida em um determinado tempo, e as imagens de culto no interior e no exterior do ambiente sacro. 

PROFESSOR
Jack Brandão: Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; poeta e romancista. Docente do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), coordenador do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS, além de editor da revista acadêmica Lumen et Virtus. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª aula (02 de março):
  • Os primórdios do Cristianismo e a herança judaica 
  • A domus eclesiae
  • O culto nos subterrâneos: as catacumbas 
  • A fuga para o deserto
2ª aula (09 de março): 
  • O triunfo do Cristianismo no seio do Império Romano: implicações e formação imagética
  • As basílicas: a transformação do público-estatal para o público-sacro
  • Desenvolvimento e propagação da estrutura basilical 
  • Que são as basílicas hoje? 
3ª aula (16 de março):
  • A arquitetura bizantina: Santa Sofia em Constantinopla
  • A arquitetura cristã na África negra
  • A arquitetura cristã na Pérsia
  • A questão dos ícones como objeto cultual e sua relação com o ambiente sacro
4ª aula (23 de março):
  • Arquitetura carolíngia e otoniana
  • O legado da arte “bárbara” e sua imiscuição com as ruínas da arte romana tardia 
  • O papel dos irlandeses na propagação dos ideias monásticos no ocidente
  • As catedrais e as esculturas românicas
  • A expansão normanda
5ª aula (30 de março):
  • O abade Suger e a Basílica de Saint Denis 
  • As catedrais góticas e o império da luz
  • Processo de construção das catedrais góticas
  • O papel dos vitrais
  • A escultura gótica
6ª aula (06 de abril):
  • O humanismo e o papel das ruínas 
  • A matematização da arte: emprego do quadrado e do círculo na arquitetura sacra
  • O Renascimento
  • A Reforma e a Contrarreforma e o local de culto: adaptações
  • O Concílio de Trento
7ª aula (13 de abril):
  • O Maneirismo e o Barroco: o poder da curva, do esplendor e do excesso
  • O Rococó
  • O barroco brasileiro
8ª aula (20 de abril):
  • O neogótico e a arquitetura do século XIX
  • O século XX e as “novas” tendências da arquitetura 
  • O entre guerras
  • A arquitetura religiosa contemporânea
  • Comentários acerca da Basílica de Aparecida 

A QUEM SE DESTINA
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Período: 02 de março a 20 de abril (quintas-feiras)
Horário: Das 10h30 às 12h30 
Carga horária: 16 horas
Valor: R$ 400 (à vista) ou R$ 440 (02 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 11.5627.5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Metro Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43 – sujeito à lotação
No final do curso o aluno receberá o certificado.

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