A docente, que propõe o Curso de Extensão em História da Arte Sacra na Bahia, desde o início de sua carreira dedicou-se ao ensino de História da Arte, tanto no Curso de História da UCSal, quanto no Curso de Arquitetura e, concursada, na Escola de Belas Artes, ambas da Universidade Federal da Bahia. Continuou a colaborar em pesquisa no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia, se dedicou à pesquisas de História Urbana, razão pela qual foi convidada para colaborar no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSal. Atualmente também é docente de História da Arte, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSal.

Desde o início de suas pesquisas, dedicou-se a buscar fundamentar seus estudos em documentação manuscrita, impressa, e iconográfica sobrevivente, em arquivos ou museus, edifícios religiosos baianos, nacionais e portugueses, tentando desfazer equívocos ou história derivada do imaginário de outros autores ou o folclore que o imaginário popular agregou à História da Arte, especialmente a sacra, baiana e brasileira. É consenso que a Arte Sacra baiana teve influências europeias, através de Portugal, entretanto, na historiografia europeia se nota a ausência da inclusão da arte sacra das Américas, bem como, nos estudos brasileiros, tampouco, se estabelecem maiores laços mais profundos com a arte sacra da Europa, especialmente quanto às suas origens comuns, no caso, a Contrarreforma Católica do século XVI.

1. Objetivos


Demonstrar que o Concílio de Trento (1545-1563) e as Constituições Primeiras do Arcebispado Bahia (1707) serviram de “programa” da arquitetura e da arte sacra baiana.

2. Objetivos específicos

  1. Tecer considerações sobre a historiografia de arte sacra baiana;
  2. Estabelecer a relação entre as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia e os cânones do Concilio de Trento, que normatizaram a Contrarreforma Católica, segundo o modelo da Igreja Católica Romana reformada;
  3. Relacionar os modelos arquitetônicos com os modelos romanos e portugueses;
  4. Incluir os móveis, mobiliário e nomenclatura;
  5. Identificar, da mesma forma, os modelos de pintura, escultura, prataria, azulejaria, talha;
  6. Celebrações e arte: missas, coro, rasoura, procissões, sacramentos e enterramentos, etc.
  7. Participação dos leigos nas obras e manutenção dos edifícios religiosos e sua relação com as “coisas” da Igreja. Criação de Irmandades, confraternidades e Ordens Terceiras e seu papel na sociedade baiana.

3.    Público alvo

           Alunos dos cursos de História, Arquitetura, Artes e interessados, portadores de certificação universitária. 

4.    Vagas

      25 alunos

5.    Local

     Campus Federação/ UCSal.

6.    Carga horária

     40 horas

7.    Período (aulas aos sábados das 8h às 12h)

     Abril: 28,
     Maio: 5, 12, 19, 26
     Junho: 02, 09, 16
     Julho: 07

8.    Conteúdo programático

Estilos barroco e rococó. Artistas e oficiais mecânicos

  • Historiografia da arte sacra baiana. Autorias e atribuições

Cânones do Concílio de Trento e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia
  • cânones relativos aos modelos: arquitetura, escultura, pintura, objetos de culto, etc.
  • cânones relativos às cerimônias e sacramentos
  • cânones relativos aos fieis
  • o Direito Canônico e o papel da Inquisição

Criação do Governo Geral e catequese dos índios
  • importância dos jesuítas
  • distribuição das terras e os aldeamentos
  • importância de Abrantes e período pombalino
  • expulsão dos jesuítas e “liberdade” dos índios
  • a educação leiga e religiosa dos meninos e meninas
  • as famílias, agregados e seus inventário

Pinturas e azulejaria
  • modelos
  • autorias, restauros e normas canônicas
  • hagiografia das ordens religiosas
  • tetos, painéis, quadros , estandartes, bandeiras

Escultura
  • modelos
  • imaginária
  • restaurações e “modernização”
  • autorias e atribuições
  • imagens de roca e de vestir
  • veneração das relíquias e relicários

Cristo com sua cruz e calvário
  • procissão como teatro a céu aberto
  • composição de lugar
  • os Mistérios da vida de Cristo
  • sacro-montes

Igreja e Convento de São Francisco (modelo tridentino)
  • construção e decoração
  • Primeiro monumento tombado pelo IPHAN
       

9.     Corpo docente:

Profªa Drªa Maria Helena Ochi Flexor

http://lattes.cnpq.br/4600166750512322
 

10.  Certificação

O certificado será emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga horária total do curso.

11.  Investimento estimado

Público Externo: R$ 300,00
Comunidade Ucsal (alunos ativos, egressos, docentes e funcionários): R$ 240,00

Obs: O valor refere-se ao curso completo e pode ser parcelado em até 3x pelo cartão de crédito.

Dúvidas ou esclarecimentos:
Tel: (71) 3206-7979
E-mail: extensao@ucsal.br

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Fonte: UCSAL